Gastronomia

A gastronomia típica da freguesia de Cachopo apresenta-se com vários tipos de pratos e doces.
Como pratos principais destacamos o cozido de grão com chispe, repolho com feijão com cabeça e orelha de porco, migas com rojões, papas de milho, saladas de tomate e pepino picadinho, arjamolho (gaspacho), galo de cabidela, cabrito assado no forno em caçarola de barro, cabrito de caldeirada, ensopado de lebre, coelhinho frito, canja de perdiz.
Quanto aos doces, existe uma considerável abundância, tais como: bolinhos de manteiga (banha), bolo podre, bolo de mel (farinha de rolão), filhós (de canudo) fininhas passadas por mel, pão-de-ló com sabor a laranja ou limão, biscoitos fritos com calda de açúcar mascavado e canela, fatias douradas e espécie (docinhos redondos servidos em folhas de laranjeira).
Em termos de gastronomia, ainda, é necessário referir o fabrico da aguardente de medronho, o pão caseiro, o chouriço e o mel.
Estes pratos típicos podem ser apreciados na Feira de Artesanato de Cachopo que se realiza no segundo fim-de-semana de Maio.

Artesanato

As principais atividades de artesanato nos dias de hoje na freguesia de Cachopo estão ligadas à doçaria e pão; rendas, piculos e ajulos; arranjos florais; artigos em lã e algodão; tecelagem em linho e algodão; madeiras brancas, bagaço e aguardente de figo e medronho.

Feiras e Romarias

Feira de Santo Estevão – realiza-se no dia 26 de Dezembro em Cachopo.
Feira de Artesanato de Cachopo – realiza-se no segundo fim-de-semana do mês de Maio.
Feira Anual de Cachopo – realiza-se no segundo Domingo de Agosto.
Mercado Mensal de Cachopo – realiza-se no terceiro Domingo de cada mês.