Memórias

icones-natura
Os percursos pedestres e os Centros de Descoberta do Mundo Rural localizam-se na freguesia de Cachopo.

Cachopo significa penedo à tona de água, onde rebentam as ondas. Em 1535 tinha a designação de Vale de Cachopo, o que nos leva a concluir da possível existência de um aglomerado habitacional que se chamaria de Cachopo. Mas, a história deste lugar é bem mais antiga, algo que se pode concluir pela existência de vestígios como as Antas da Masmorra e das Pedras Altas que são monumentos megalíticos do IV – III milénios a.C..

Existem diversos locais onde a outrora ocupação islâmica é evidente. Um deles é o Cerro dos Mouros, onde se encontram vestígios de um castelo do período islâmico (secs. X – XI) que leva a crer que seria a antiga Cachopo. Outro desses locais é Larache onde se podem encontrar os restos de possível muralha e data do período Medieval Islâmico. E, ainda, o Castelo de Bernalflor que se trata de um recinto fortificado do período Medieval Islâmico (811 – 1250).

Por fim, temos os Currais da Valeira, que são nada mais nada menos que um conjunto de currais de pedra da época Medieval/Moderna.

mapa_arqueologico_legenda